20º Festival de Cinema Italiano no Brasil

Por Erica Bernardini, Diretora e Curadora
Este ano celebramos uma data histórica: os 20 anos do Festival de Cinema Italiano no Brasil, um projeto que nasceu com a missão de difundir a cultura italiana através de seu cinema e que hoje é reconhecido como o maior evento dedicado ao cinema italiano na América Latina.
O Festival é realizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil, sua rede de Consulados e os Institutos Italianos de Cultura. O projeto é viabilizado com os benefícios da Lei Rouanet e conta com o patrocínio e apoio de empresas parceiras, que acreditam na força da cultura como ponte de diálogo e desenvolvimento.
Nosso festival sempre foi híbrido, conectando salas de cinema em todo o país com uma plataforma de streaming exclusiva, permitindo que estudantes, cinéfilos e comunidades distantes das capitais também possam ter acesso ao melhor da produção italiana. Todas as sessões são gratuitas, reforçando nosso compromisso com a democratização da cultura.
A Edição dos 20 Anos
Nesta edição especial, celebramos “Il Cinema che Racconta, I Maestri che Ispirano”- O Cinema que Conta, Os Mestres que Inspiram) – um mergulho nos mestres que transformaram a linguagem cinematográfica italiana e deixaram um legado que continua a inspirar novas gerações.
A Retrospectiva 2025 apresenta títulos fundamentais de cineastas como Vittorio De Sica (Ladrões de Bicicleta), Roberto Rossellini (Paisà), Bernardo Bertolucci (Antes da Revolução), Ettore Scola (O Jantar), Mario Monicelli (Tomara Que Seja Mulher),Francesco Rosi (A Vontade de um General), Pier Paolo Pasolini (Locações na Palestina) entre outros. São obras que marcaram épocas e ajudam a compreender como o cinema italiano se consolidou como referência mundial em sensibilidade estética e força política.
Os Inéditos em Competição
Paralelamente, o festival traz uma seleção de filmes inéditos no Brasil, que competem ao Prêmio Pirelli de Melhor Filme. São obras de diretores emergentes e consagrados que exploram questões contemporâneas com a intensidade e a diversidade criativa do cinema italiano atual: histórias de migração, juventude, maternidade, identidade e transformações sociais.
Entre eles estão títulos como Napoli-New York, de Gabriele Salvatores, inspirado em um roteiro inédito de Fellini e Pinelli; Le Città di Pianura, de Francesco Sossai, road movie apresentado em Cannes 2025; Gioia Mia, de Margherita Spampinato, vencedor de dois prêmios em Locarno; L’Abbaglio, de Roberto Andò, que revisita a figura de Giuseppe Garibaldi, herói do Risorgimento, em um filme de grande respiro histórico e artístico;Diamanti, Ferzan Özpetek, que celebra a força feminina e a arte do figurino no cinema; Eterno Visionário, de Michele Placido, que mergulha na vida e nos fantasmas criativos de Luigi Pirandello, evocando memórias, paixões e contradições de um dos maiores mestres da literatura italiana; Ho Visto un Re, de Giorgia Farina, uma fábula contra o fascismo e a xenofobia; além de documentários potentes como Roberto Rossellini, più di una vita e outros grandes filmes.
Um Festival Nacional e Democrático
O festival chega em todo o Brasil, em mais de 100 salas de cinema, centros culturais e universidades, ampliando o acesso e incentivando a reflexão crítica sobre a sociedade através do cinema. O streaming, garante ainda mais alcance para o público de todo o Brasil.
Celebrar 20 anos do Festival é celebrar também as pontes culturais entre Itália e Brasil, construídas ao longo de duas décadas com muito esforço, parcerias institucionais e apoio de patrocinadores visionários. Mais do que um festival, somos um espaço de encontro, memória e descoberta.
Convido todos a viverem esta edição especial e compartilharem conosco o poder transformador do cinema.
Buona visione!
Erica Bernardini
Diretora e Curadora