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homenageados

“Sou um homem de antigamente, embora seja jovem [...] se ser moderno significa deixar tudo incerto, esfumaçar o final dos filmes, não defini-los. Tudo bem, até a vida é ambígua, mas eu gosto de dar uma conclusão às coisas, uma moral”. 

Cem anos atrás nascia, em Gênova, Pietro Germi, diretor, ator e roteirista com a capacidade de emocionar platéias do mundo inteiro, provocando sorrisos e lágrimas no mesmo filme, misturando os tons altos e o sentimentalismo, passando por roteiros neorrealistas e histórias de denúncia social sobre temas como a máfia e a imigração. 
– Renato Poma, Diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo

pietro germi

Este ano a retrospectiva apresentada pelo Festival do Cinema Italiano no Brasil, junto ao Instituto Italiano de Cultura, presta homenagem ao centenário do nascimento do diretor, roteirista, ator Pietro Germi, um dos pais do neorrealismo italiano. Os seis filmes que serão apresentados no MIS- Museu da Imagem e do Som entre os dias 18 e 23 de novembro são verdadeiros clássicos da filmografia do cineasta, jóias raras pra qualquer apreciador da história do cinema mundial.

A obra de Germi está profundamente enraizada na atualidade política do seu tempo, seus filmes colocam-se numa constante relação dialética com a realidade italiana. Através deles, o cineasta, muitas vezes, destilou sua indignação e crítica, por vezes corrosivamente irônica, sempre provocatória.

Pietro Germi procurou uma linguagem cinematográfica popular, nacional e não conformista, teve claramente a intenção de observar a passagem crucial da dimensão de reconstrução coletiva – típica do pós-guerra italiano – àquela mais íntima e profunda, ou seja, à observação do indivíduo colocado ao centro da sua comunidade. Nas histórias e nos personagens de Germi observamos seus conflitos, sua dignidade moral, sua inadequação existencial, sua solidão e seu esforço no difícil, e por vezes amargo, ofício da vida. Esta dimensão do olhar, entre o coletivo e o individual, um drama entre dois dramas, é o que caracteriza a unicidade deste diretor.

Vamos agora olhar mais atentamente para os filmes que vocês poderão assistir durante a retrospectiva!

  • retrospectiva: pietro germi

    Homenageado do 10º Festival de Cinema Italiano no Brasil.

    data

    18 – 23 de Novembro

    local

    MIS – Museu da Imagem e do Som

Il cammino della speranza
p/b,101 min. - Itália 1950.

O filme é inspirado no romance Cuore negli abissi de Nino di Maria, foi apresentado ao Festival de Cannes em 1951 e ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim. O filme narra a odisséia de um grupo de sicilianos que após o fechamento da mina de súlfur viajam para o norte, à procura de uma vida melhor, até que chegam clandestinamente à França. O filme foi escrito pelo diretor Pietro Germi junto a Federico Fellini e Tullio Pinelli.

SEG, 18.11 .14 - 18:00
qua, 20.11 .14 - 20:30

Il ferroviere
p/b, 118min. – Itália 1956.

Após dois anos sem lançar um filme, com Il Ferroviere Germi volta às salas com umade suas obras mais consagradas e intensas. Mesmo recebendo críticas por manter uma postura indulgente e pelo uso de um fácil moralismo populista, esta é uma história que privilegia o recorte neorrealista intimista. É a noite de Natal, e o maquinista Andrea, após o trabalho, se detém num bar e bebe com amigos. Volta tarde para casa e encontra sua família irritada. A mais ressentida é a filha Giulia, prestes a dar à luz à uma criança. A junção da tragédia familiar e de um acidente com um suicida leva à investigação de Andrea.

qui, 21.11.14 - 20:30
sáb, 23.11.14 - 18:00

Un maledetto imbroglio
p/b, 110 min. - Itália 1959.

O filme dirigido e interpretado pelo diretor Pietro Germi tem como trama uma reelaboração do romance Quer pasticciaccio brutto de via Merulana de Carlo Emilio Gadda. O que há em comum entre um apartamento luxuoso e um cadáver encontrado num outro local? Ingravallo, investigador policial de Roma especula a respeito disto. É um dos mais famosos filmes de suspense italiano, conhecidos como giallo. Esta obra de Germi preanuncia a entrada da comédia à Italiana dos anos ’60 assim como o uso das lentes impiedosas e cruéis com as quais o diretor narra a burguesia italiana.

SEG, 18.11.14 - 20:30
sex, 22.11.14 - 18:00

Divorzio all’italiana
p/b,  105 min. - Itália 1961.

Talvez o mais conhecido dos filmes de Germi, tem como protagonista o inesquecível barão Cefalù interpretado por Marcello Mastroianni, apaixonado pela prima adolescente interpretada por Stefania Sandrelli. O filme escrito por Ennio De Concini e Alfredo Giannetti tem como tema central o “crime de honra”. O filme foi nomeado ao Oscar como melhor direção e como melhor ator. O barão induz sua esposa à traição para que possa cumprir seu delito de honra.

qui, 21.11.14 - 18:00
sex, 22.11.14 - 20:30

Sedotta e abbandonata 
p/b, 122min. – Italia 1964.

O pai de uma jovem siciliana de 16 anos força o casamento entre a filha e seu sedutor, embora o homem já estivesse prometido como marido para outra filha. É uma comédia violenta que toca os limites da histeria dentro da trilogia barroca de Pietro Germi inaugurada com Divórcio à Italiana (1961) e fechada com Senhoras e Senhores (1965). O filme foi escrito pelo diretor com Age, Scarpelli e Vincenzoni, ganhou a fita de prata como roteiro ao Festival de Cannes. A musa do filme é a bela e jovem Stefania Sandrelli.

ter, 19.11.14 - 18:00
sáb, 23.11.14 - 20:30

Signore e signori  
p/b, 120 min. - Italia 1965.

O filme se passa numa pequena cidade do Veneto, são três histórias de um mesmo círculo de amigos. O filme é uma pequena jóia de estilo e narrativa. A coerência entre os três episódios é garantida pelo retrato bem equilibrado desta pequena localidade no norte da Itália, cidade pequena e rica, na qual, sob o véu da modernidade da sociedade do consumo, Germi encontra as mesmas pulsões primitivas num ambiente tribal e codificado socialmente, como na Sicilia dos seus filmes anteriores.

ter, 19.11.14 - 20:30
qua, 20.11.14 - 18:00

programação completa da retrospectiva