SINOPSE:
Yoga e Autan não estão em contradição? A luz da geladeira apaga-se quando a fechamos? Por que o primeiro táxi na linha nunca é realmente o primeiro? Por que o martelo demolidor de vidro geralmente é fechado dentro de um quadro de avisos de vidro? E a frase: eu sempre penso em você, mas não todos os dias, isso parece bonito, é realmente bonito? Para essas e outras questões fundamentais, ele tenta responder a Paolo (Pif), que só tem 1 hora e 32 minutos para lidar com os destaques de sua vida. NOTAS DO DIRETOR: Eu sempre amei os dois livros de Francesco Piccolo dos quais o filme foi feito. Costumo distribuí-los ou dar-lhes algumas passagens, porque sei que entre os milhares de parágrafos dessas memórias mínimas e imaginárias, há algo que mais cedo ou mais tarde parece interessar ao leitor. Sejam claramente histórias paradoxais ou parágrafos marcantes, sempre há o momento em que dizemos: mas sou eu! A consciência de ter um material narrativo tão bem-sucedido, um ator como Pif, que incentiva o nosso olhar a estar do lado dele, instou-me a tentar tocar o texto o mínimo possível. No entanto, Francesco Piccolo e eu não conseguimos. Adicionamos muito, inventando um quadro inspirado em certos filmes antigos, e apoiamos esses “momentos” entre o céu e a terra, ou melhor, entre o verdadeiro paraíso e a cidade de Palermo, onde a história acontece, por que abandonar Palermo – pelo além – é mais comovente do que outras desistências mais frias e nebulosas. Ao seu redor, uma constelação de afetos – Thony, Angelica Alleruzzo e Francesco Giammanco, um empregado do paraíso – Renato Carpentieri – e pouco mais. Era um filme ágil e sem muitas premeditações, permeado por um sentimento de alegria melancólica. Um ritual para exorcizar o medo de partir, fazer um balanço de afetos e inconsciência, para entender se a leveza do arroz pode dizer coisas pequenas, mas importantes, sobre a nossa vida.
DIREÇÃO: Daniele Luchetti
ELENCO: Pierfrancesco Diliberto aka Pif, Renato Carpentieri, Federica Victoria Caiozzo aka Thony, Francesco Giammanco, Angelica Alleruzzo, Vincenzo Ferrera, Franz Cantalupo, Manfredi Pannizzo